19 novembro 2015

Alto Refúgio

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17


Alto Refúgio






O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido;
um alto refúgio em tempos de angústia.
Salmos 9:9


            Muitas vezes nos sentimos desamparados, perante uma situação extrema, mas se nos lembramos de que podemos nos refugiar no Senhor e suas promessas, logo nos erguemos e enfrentamos a situação, confiantes na fidelidade que o Pai tem à sua Palavra.
            É maravilhoso saber que temos um alto refúgio para os tempos de angústia!
           

          Há inúmeras promessas na Palavra de Deus que se referem ao Senhor como refúgio e uma das mais significativas nos é entregue por Deus através de Moisés:

E das cidades que derdes haverá seis cidades de refúgio para vós. 

            Esta é uma figura maravilhosa do Senhor Jesus como refúgio para o oprimido e angustiado. O contexto é extenso e cheio de significados que não pretendo dissecar nesta reflexão. Se há interesse, pesquise e encontrará até mesmo quem explique particularmente cada uma das cidades. Geralmente se usa a figura das seis cidades para apontar exclusivamente para a Igreja, mas creio que fica mais claro se apontarmos para o próprio redentor e não apenas para seus remidos.
            Se apontarmos para a Igreja, fica um pouco obscuro tentar explicar detalhes tais como: a quantidade de cidades, o julgamento, o crime, o prazo de estadia, o custo, etc. Muitos se aventuram por este caminho e acabam encontrando significados extensos e até mesmo outras figuras escondidas nas entrelinhas. Não sou “teólogo” e prefiro ficar com a auto explicação das próprias escrituras. Veja que há diversas menções ao refúgio como figuração do cuidado de Deus para com a vida de seu povo e é exatamente nesta figura que prefiro depositar a minha fé.
O Deus eterno é o seu refúgio, e para segurá-lo estão os braços eternos. Ele expulsará os inimigos da sua presença, dizendo: ‘Destrua-os!
Somente Israel viverá em segurança; a fonte de Jacó está segura numa terra de trigo e de vinho novo, onde os céus gotejam orvalho.
Deuteronômio 33:27-28

Como é precioso o teu amor, ó Deus! Os homens encontram refúgio à sombra das tuas asas.
Salmos 36:7

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
Salmos 46:1

Quando você clamar por ajuda, que a sua coleção de ídolos a salve! O vento levará todos eles, um simples sopro os arrebatará. Mas o homem que faz de mim o seu refúgio receberá a terra por herança e
possuirá o meu santo monte.” Consolação para os Contritos
Isaías 57:13

O Senhor rugirá de Sião, e de Jerusalém levantará a sua voz; a terra e o céu tremerão. Mas o Senhor será um refúgio ara o seu povo, uma fortaleza para Israel.
Joel 3:16

O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,
Naum 1:7

            Não vejo nenhuma menção à Igreja como sendo o refúgio, mas há inúmeras atribuindo ao Senhor esta função.
            Podemos atribuir tal responsabilidade à Igreja como sendo o corpo de Cristo e continuadora de Sua obra no mundo material. Quando clamamos para que venha o Reino de Deus e seja feita Sua vontade na terra como é feita no céu, estamos assumindo que temos a responsabilidade de concretizar no mundo natural as coisas que Deus realizou através de Cristo no mundo espiritual.
            Jesus realiza a vontade de Deus em nós e através de nós e é este o foco desta reflexão.
            A intenção deste blog é refletir sobre o trabalho de intercessão que o Senhor deixou para que seu povo dê continuidade e creio que, ser refúgio também é uma atribuição dos intercessores.
            Devemos ver a intercessão como algo que vai além da oração. Nos colocamos perante Deus ao lado das pessoas que Ele nos direciona não apenas para orar, mas também para ser o canal pelo qual as necessidades serão supridas e as bênçãos serão entregues.
           
De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?
Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.
Tiago 2:14-17

            Também devemos ser o canal para o aconselhamento, ensinamento, repreensão, etc. ou será que ficaremos orando e esperando que o Senhor venha pessoalmente fazer estas coisas.
           
Meus irmãos, eu mesmo estou convencido de que vocês estão cheios de bondade e plenamente instruídos, sendo capazes de aconselhar-se uns aos outros
Romanos 15:14



Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14


Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia em Guamaré/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários