01 novembro 2015

A Lei perfeita da Liberdade

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17

A Lei perfeita da Liberdade



Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.
Tiago 1:25



O que é Liberdade:
Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém. Liberdade é também um conjunto de idéias liberais e dos direitos de cada cidadão.

Há muitos conceitos para a Palavra liberdade, sendo filosóficos. religiosos, políticos, etc. Mas o que diz Tiago no texto acima, está relacionado intimamente ao que o Senhor Jesus conquistou para nós na Cruz.
         Tiago nos chama a atenção para uma lei perfeita, e a classifica como a Lei da Liberdade. Se olharmos para a expressão lei, nos vêm à mente diversas regras que, na maioria das vezes, serve mais para impor limites à liberdade. Não é exatamente sobre este tipo de lei que trata o texto. Tiago fala da nossa condição como filhos de Deus, através da fé em Jesus.
           
O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
Lucas 4:8
            Antes de entrar verdadeiramente no Caminho do Senhor, éramos oprimidos pelo diabo, através do pecado.
           
Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei guerreando contra a lei do meu entendimento, e me levando cativo à lei do pecado, que está nos meus membros.
Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Romanos 7:22-25
Digo entrar verdadeiramente, pois esta guerra a que Paulo se refere é travada somente por aqueles que realmente se decidiram a abandonar o pecado e buscar a santificação.
Muitos usam o contexto do capítulo 7 da carta de Paulo aos Romanos para justificar as próprias fraquezas, argumentando que é isto que Paulo está dizendo.
Na verdade, Paulo está se referindo à mesma lei que Tiago, a lei perfeita da liberdade.
Este é o problema daqueles que estão na Igreja mas continuam sendo escravos do pecado. Não há como servir à lei de Deus e à lei do pecado. Deus é Santo e o pecado é imundo. Não existe a menor possibilidade de mistura.
É exatamente por isto que Paulo declara:
Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Romanos 7:25
            Na sequencia, temos outra declaração maravilhosa:
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Romanos 8:1-2
            O início da caminhada cristã é difícil para qualquer pessoa, pois a batalha a que Paulo se refere em Romanos 7 é travada por todos.
            Muitos desistem logo nos primeiros dias, mas, graças a Deus, há muitos que persistem e são vitoriosos.
            Infelizmente há também os que seguem se arrastando muito tempo entre a vitória e a derrota.
            O que faz a diferença na vida de qualquer pessoa que inicia a caminhada é o entendimento da Palavra de Deus. Aqueles que entendem o evangelho como a lei perfeita da liberdade, alcançam a libertação, mas os que ficam travando uma luta pessoal contra o pecado, nunca vencerão, pois é impossível para o homem vencer sem a total dependência da vitória já conquistada por Jesus.
            É isto o que está presente em toda a Bíblia.
            Os inúmeros relatos de batalhas em que o povo de Deus venceu de maneira milagrosa são exatamente para nos mostrar esta maravilhosa verdade.
           
Não tenhais medo deles, porque o Senhor vosso Deus é o que peleja por nós.
Deuteronômio 3:22
Faze maravilhosas as tuas beneficências, ó tu que livras aqueles que em ti confiam dos que se levantam contra a tua destra. Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas, Dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando.
            Nos tempos antigos, os inimigos que se levantavam para a peleja eram de carne e osso, mas para a Igreja, mesmo que pessoas sejam usadas para afrontar os crentes, estes inimigos representam a opressão do Diabo e seus demônios, que lutam diariamente, na tentativa de vencer os servos de Deus, afastando-os da presença de Deus, através do pecado.
            Por esta razão, o Senhor nos enviou o Espírito Santo. É através da presença do Espírito Santo em nossas vidas, que vencemos as batalhas contra a carne e o pecado.
            Veja a explicação do Apóstolo Paulo, na carta aos Gálatas:

            Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
Gálatas 5:16-17
            Falando aos Coríntios, Paulo deixa claro que o Espírito Santo está em nós exatamente com o propósito de fazer cumprir em nossa vida a Lei Perfeita da Liberdade:
Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.
2Coríntios 3:17
            Esta vitória começa a ser real em nossas vidas, a partir do momento em que desistimos de confiar em nossa força e entregamos totalmente tudo ao Senhor.
            Quando a Palavra de Deus começa a habitar em nós, guiando e ensinando em todas as circunstâncias, a liberdade começa a tomar forma.

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmo 119:105
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12
Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:31-32
            A Palavra de Deus, quando recebida por fé, opera a transformação, e a lei do pecado e da morte é destruída pela lei perfeita da liberdade. É isto que o Senhor disse para Nicodemos:

Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
João 3:3-7
            Este novo nascimento é operado através da aplicação da Palavra de Deus na vida do homem e esta aplicação é feita pelo Espírito Santo.
Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.
João 16:13
Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.
João 17:17
           
            O segredo para viver a lei perfeita da liberdade foi declarado ainda nos tempos do Antigo Testamento:
Ele me respondeu, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos.
Zacarias 4:6
            A única maneira de ser livre é depender plenamente da libertação conquistada pelo Senhor. Libertação perfeita e plena.
Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
Romanos 1:16-17
Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.
Romanos 10:8-11
Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas.
Apocalipse 3:6


E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era.
Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer.
Tiago 1:22-25


Se você já vive a lei perfeita da liberdade, interceda pelos que estão com dificuldades e se você também está com dificuldades, interceda assim mesmo e se inclua na relação, mas interceda sempre





Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia
 em Guamaré/RN

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor

Blogger

Google+

Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários