15 novembro 2015

A Qualidade da Obra

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17


a  qualidade  da  obra



Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas,
madeira, feno ou palha,
1Coríntios 3:12
            Já existem muitas pregações, mensagens, reflexões, etc., sobre este assunto de que o apóstolo Paulo trata neste contexto. Muitos, ou pode-se dizer a maioria, foca mais nos materiais citados, procurando discorrer sobre cada um de maneira extremamente inteligente (filosófica) e acabam deixando de lado a própria preocupação do apóstolo ao abordar o assunto. Sei que os materiais são um bom assunto, mas não é este o ponto que realmente preocupava Paulo.


            Como dizia Albert Einstein, “se não consegue explicar algo de modo simples, é porque não entendeu bem”. Não sei se foi exatamente isto que o Einstein disse, mas ouvi no filme “Quarteto Fantástico” e achei uma ótima colocação para o que significa filosofar. Não sou totalmente contra a filosofia, mas prefiro Rookmaaker a Sarter.
            Gandhi também pensava assim, quando deu a sua definição de intelectualidade. Ele disse que o intelectual complica o simples e o sábio simplifica o complicado.
            Creio que Paulo estava mais para sábio do que para intelectual. Mais Rookmaaker do que Sarter. Graças a Deus.
            Vamos ler o contexto e procurar ver o que Paulo extava observando:

Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.
Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.
1Coríntios 3:10-17

            O ponto que Paulo está chamando a atenção dos Coríntios não é sobre edificar errado e perder a salvação. Quem segue esta linha de pensamento, infelizmente não entendeu a simplicidade do contexto, transparecendo pura ignorância sobre a obra de Cristo na cruz.
            A chave para entender o contexto está logo no início: A graça de Deus.
            Paulo ministrava segundo a graça de Deus e por isto, o fundamento que colocava era o diferencial que muitos não enxergam, pois lhes falta a graça.
            Jesus é o fundamento sobre qual a Igreja é edificada. Isto significa que a base de tudo o que fazemos só pode ser Jesus. A mensagem, as orações, as atitudes, a administração, ou seja, tudo o que se faz com relação à Igreja, deve ser fundamentado em Jesus.
            Infelizmente, é possível que o fundamento seja correto mas a edificação seja precária.
            Mesmo sendo precária, o que se perde não é a salvação, pois quem tem Cristo como fundamento, pertence a Ele. O prejuízo será com relação à vida eterna. A obra de cada um será provada e se não passar na prova, será salvo mesmo assim, pois quem deu este fundamento para tal pessoa foi o Espírito Santo que nele habita. No final do texto Paulo declara: sagrado é o santuário de Deus, que sois vós. Quem usa este contexto para dizer que as pessoas perderão a salvação se sua obra for queimada, deve pedir graça a Deus e rever seus conceitos.
            Entendido este ponto, podemos dar uma olhada nos materiais, que são importantes apenas se diferenciamos galardão e salvação.
            A sequencia utilizada na maioria das traduções é do mais raro ao mais abundante: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha.
            Os estudiosos classificam estes materiais, dando a cada um uma tipologia específica. Prefiro deixar os estudiosos com seus discursos e olhar para o lado prático. Se estamos falando em materiais empregados em uma edificação, creio que a abordagem será mais útil, se olharmos para o esforço que deve ser empregado para se obter cada material
            Ouro, prata e pedras preciosas formam o primeiro grupo, pois passariam pelo teste do fogo. Cada um destes exigirão do edificador, extremo esforço para encontrar, extrair e preparar para o uso. É necessário conhecimentos e habilidades específicos. Quem escolhe edificar com estes materiais, está preocupado com a durabilidade e qualidade do trabalho, não poupando esforços para atingir os objetivos. São materiais que não podem ser produzidos pelo esforço humano, mas necessitam do esforço humano para que possam ser empregados.
Madeira. Feno e palha não passam no teste do fogo e também exigem menos esforço por parte do trabalhador. Resultam em edificações frágeis mas que podem ser construídas com menor esforço e  custos. Podem ser produzidos pela ação humana e são altamente degradáveis.

Esta é a preocupação de Paulo ao escrever este texto. O fundamento é Cristo e o edifício deve ser construído para ser eterno. Os melhores materiais são os que foram fornecidos por Deus e exigem esforço para que possam ser utilizados da maneira correta.
É preciso muito amor para edificar da maneira correta. Amor à Deus e amor ao povo de Deus. Esta é a grande diferenciação. Este é o galardão.

Vamos interceder pelos líderes, que estão edificando a Igreja de Cristo neste mundo.
Interceder para que entendam que o edifício deve suportar qualquer teste e permanecer para a eternidade.

Devemos interceder também pelos que colocaram um fundamento que não seja Cristo.
Interceder para que se arrependam, arranquem o fundamento errado e recomecem.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
1Coríntios 15:58



Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14


Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia em Guamaré/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários