04 novembro 2015

Pecado, justiça e juízo

Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.
Romanos 10:17

Pecado, justiça e juízo




Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
João 8:11-14


            O Senhor fez várias declarações sobre o Espírito Santo que seria enviado para a humanidade, principalmente à Igreja e uma das que trazem maior poder transformador é esta citada acima.
           
            Antes de observar diretamente a declaração do Senhor, vamos dar uns passos atrás e preparar nossos ouvidos para ouvir o que Ele nos dirá.

ARREPENDIMENTO
Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa.
A tristeza segundo Deus produz, não remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.
2Co 7:9-10
A tristeza segundo Deus produz uma vida de entrega total em arrependimento a qual leva à Salvação (2Co 7.10). "Salvação", naquele verso vem da palavra grega sozo, que o Dicionário Grego define como "cura, preservação, plenitude, integridade e libertação". Então, minha tristeza piedosa produziu arrependimento, que me garantiu o perdão!  -  John Bevere – A Unção Profética

            O texto de Paulo, citado acima, nos mostra claramente o significado real do arrependimento. A referência é sobre um grande pecado que estava sendo cometido por membros da Igreja de Corinto, com a conivência de alguns outros. O Apóstolo foi duro ao expor o mau e exigir atitudes para solucionar, mas nesta segunda carta, volta ao assunto para demonstrar sua alegria ao saber que os conselhos foram seguidos e tudo foi ajustado.
            Arrependimento é um assunto extremamente importante e sério, que deve ser entendido além do simples conhecimento técnico.
            A explicação de John Bevere é bastante esclarecedora, mas infelizmente não acrescentará nada se não houver a revelação que somente o Espírito Santo pode trazer.
            Segundo Paulo, há dois tipos de tristeza. Uma segundo o mundo, que produz simplesmente nada de proveitoso, pois opera de acordo com a natureza humana pecaminosa e só pode produzir morte. O outro tipo de tristeza é a tristeza segundo Deus, que opera através da revelação do pecado e produz o arrependimento sincero e a vida.
            O arrependimento segundo Deus é o que nos interessa realmente. Este é o arrependimento que faz ligação entre a antiga e a nova aliança. Observe a mensagem final do AT e a mensagem inicial do NT:

“Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e temível dia do SENHOR.  Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário, eu virei e castigarei a terra com maldição.”
Malaquias 3:5-6

Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.
Mateus 3:1-2

            O VT é encerrado com a promessa do envio do profeta Elias e a primeira pregação profética do NT é realizada por este profeta, que era na verdade João Batista. O próprio Senhor Jesus confirmou isto:

E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.
Mateus 11:4

            A primeira mensagem de Jesus para o povo também foi esta:

Daí em diante Jesus começou a pregar: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo”.
Mateus 4:17

            A pregação dos Apóstolos, após a vinda do Espírito Santo, em Pentecostes, também, foi assim:

Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.”
Atos 2:38


            Vemos que a pregação da Igreja traz mais luz ao assunto, pois nos mostra a sequencia que deve vir após o arrependimento. Batismo e dom do Espírito. Vamos ver o que isto significa para nossa vida;
            Após o arrependimento dos pecados, há o batismo nas águas, em nome de Jesus Cristo. Esta é a confissão pública, mostrando ao mundo físico e espiritual, que o arrependimento foi apenas o início da caminhada, que agora passa a ter rumo certo. O cristão está dizendo tanto às hostes espirituais quanto às pessoas de sua comunidade, que a partir deste ato, o velho homem está morto e das águas se levanta uma nova criatura, lavada e remida, pronta para travar a luta entre carne e Espírito.
            Este batismo deve ser realizado apenas se a pessoa realmente está convicta de sua decisão de abandonar o pecado e viver uma nova vida, buscando a santificação. Se não há convicção disto, o batismo será apenas um ritual religioso infrutífero e o dom do Espírito Santo nunca será alcançado. O Espírito Santo só pode habitar na vida de quem ama ao Senhor Jesus. O Senhor deixou isto claro quando falava sobre a vinda do Espírito:

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
João 14:15-17

            No final da declaração acima, vemos algo maravilhoso: Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Isto significa que o Espírito Santo estava com os Apóstolos mesmo antes do dia de Pentecostes, quando veio para habitar definitivamente na Igreja. Outra evidência disto está em outro texto da Evangelho de João, quando o Senhor fala sobre a obra do Espírito Santo na vida das pessoas.
Agora entraremos no assunto desta mensagem:

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
João 8:11-14

            É por este motivo que a mensagem que deve ser pregada pela Igreja é mais abrangente e objetiva:

Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.”
Atos 2:38

            Esta é a sequencia que deve acontecer na vida de quem realmente se converte dos seus pecados e entra no Caminho da Salvação.

            1 - Arrependimento;
            2 - Batismo;
            3 - Dom do Espírito Santo.
           
            Aqui estão envolvidos amor, misericórdia e graça.
            Verdadeiro arrependimento só pode ser operado através do amor de Deus, que nos envia o seu Espírito Santo para nos convencer. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado.
            Veja a declaração de Paulo sobre o amor de Deus:

Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.
Romanos 5:8

            Se o arrependimento não vier desta maneira, será inútil. No texto de Paulo escrevendo aos Coríntios sobre arrependimento, vemos esta diferenciação:

A tristeza segundo Deus produz, não remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte.
2Co 7:10
            Somente através da intervenção do Espírito Santo é que esta diferenciação produz resultado. Todos são alvo desta intervenção, mas infelizmente, a maioria não reage contra o pecado, preferindo apenas uma tristeza superficial e logo voltam às mesmas práticas.
            Este arrependimento que leva à salvação não é o arrependimento dos pecados cometidos naturalmente, tais como roubo, vícios, assassinatos, etc. estes são obras ou sintomas do verdadeiro pecado. E o verdadeiro pecado é não crer em Jesus. Eis aí o mal verdadeiro e a diferença entre a Lei e a Graça. A lei apontava o pecado mas não podia fazer nada para mudar a situação e o Espírito da Graça aponta para a Cruz, onde o pecado é levado e a liberdade é conquistada.

Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?
Hebreus 10:29

            A cruz foi definitiva e abrange toda a humanidade, por isto o verdadeiro pecado é não crer no sacrifício de Jesus. O resto é consequência.

Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.
1Timóteo 2:3-6

            Como enviados do Senhor, devemos pregar sobre o arrependimento, mas quem convence os homens sobre a cruz é o Espírito Santo. Não há meios humanos de convencer uma alma sequer a crer na Cruz.

Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes”.
1Corintios 1:18-19

            O amor de Deus garante nossa aceitação em Sua presença:

Eu, porém, pelo teu grande amor, entrarei em tua casa; com temor me inclinarei para o teu santo templo.
Salmos 5:7

            Neste ponto, o que está sendo executado é o convencimento, pelo Espírito Santo, da justiça de Deus, como disse o Senhor: da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;
           
            A presença do Senhor à destra do Pai é o que nos garante acesso às maravilhas do amor de Deus. Foi para isto que o Senhor veio, ou seja, para nos comprar pelo seu sangue e dar acesso ao Pai. Jesus é o nosso Sumo Sacerdote eterno.
O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no santuário, no verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, e não o homem.
Hebreus 8:1-2
Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;  não, porém, para se oferecer repetidas vezes, à semelhança do sumo sacerdote que entra no Santo dos Santos todos os anos, com sangue alheio.
Hebreus 9:24-25

            O primeiro ponto da obra do Espírito Santo é convencer do pecado e isto abrange tanto a humanidade que vive sem Deus quanto a Igreja, que está sujeita a pecar mas tem o privilégio de ser tocada pelo Santo Espírito, se arrepender perante o Pai e ser perdoada. Do pecado, porque os homens não creem em mim;
O segundo ponto é o convencimento da justiça de Deus, cumprida na Cruz, onde o Cordeiro de Deus tirou o pecado do mundo e, depois de consumado, voltou para a presença do Pai, na Glória. Isto nos diz que o Reino de Deus está ao nosso dispor pela fé e a vontade de Deus deve ser feita na Terra através da Igreja. da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais;
            Isto nos leva ao terceiro ponto, que é o Juízo. É aqui onde a responsabilidade da Igreja é mais relevante. e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.
            Se o príncipe deste mundo já está condenado, o poder de Deus está à nossa disposição, para cumprir a tarefa de expandir o Reino de Deus entre os homens, sendo testemunhas deste poder até os confins da Terra.
            Nos três pontos citados, vemos o Espírito Santo convencendo de algo que foi realizado pelo Senhor. São três obras distintas que se complementam, consumando finalmente a obra de intercessão do Senhor Jesus por toda a humanidade.
            O Senhor intercedeu pelos pecadores que não podiam ver a cruz, depois pela Igreja que necessitava de reaver o acesso ao Pai e finalmente, intercede nos livrando do mal, pois este já está condenado e não pode nos destruir.
            Convencidos destas coisas, somos livres para cumprir o chamado do Senhor e interceder por todos os homens. A intercessão do Senhor Jesus foi literal e nos abriu caminho para continuar o trabalho, intercedendo em oração e, sempre que possível, em atitudes.
            Se o Senhor estivesse andando no meio do mundo e deparasse com uma pessoa triste, faminta e com frio, o que será que Ele faria. Certamente que traria alívio para o sofrimento, alimento e vestes.
            A maravilha é que Ele está andando no meio do mundo através de Sua Igreja, que é o seu corpo, enviados por Ele para dar continuidade ao trabalho que Ele realizou e quer realizar conosco.
            Esta é uma grande responsabilidade e jamais deve ser negligenciada:

Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.
Como diz a Escritura: "Todo o que nele confia jamais será envergonhado".
Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo". Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! "


                       
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Mateus 5:16

          Pregamos com a Palavra anunciada e com a Palavra vivida. Uma sem a outra é inútil.
    Muitos estão tentando adaptar a missão da Igreja às supostas dificuldades que crescem com o passar dos anos, mas se olharmos de perto para as duas passagens acima, veremos que não podemos adaptar o evangelho ao mundo e sim continuar crendo que o Senhor não muda e nossa missão também não mudará.


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14
Marcelo Tristão de Souza
Ministério Apostólico Koinonia em Guamaré/RN




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários