12 fevereiro 2017

A Grande Comissão

Deus me chamou para fazer alguma coisa?



E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.

            Quantas vezes ouvimos pessoas perguntarem; Será que Deus me chamou para fazer algo grandioso para Ele? Será que devo esperar Deus me chamar? Será que devo me envolver nas tarefas que não sei se Deus mandou eu fazer?
            Estas perguntas e outras parecidas estão se tornando cada dia mais comuns e tomam o lugar do que o Senhor disse nas escrituras.
            O verso acima pode responder bem a qualquer pergunta relacionada ao chamado do cristão, mas creio que há muitos chamados na Palavra que devem ser vistos como complementares   e que, juntos, formam o verdadeiro chamado do Senhor para Seu povo.
            O evangelho de Mateus é encerrado com o que chamam de “Grande Comissão” e realmente há muita grandeza no que o Senhor diz ali, por isto, vamos observar atentamente o contexto:

Os onze discípulos foram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes indicara.
Quando o viram o adoraram; mas alguns duvidaram.
Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

            Jesus estava terminando todo o seu trabalho nesta terra, antes de voltar para a presença do Pai, no seu trono eterno, então deu estas ordens aos seus principais discípulos, que Ele chamou para estarem mais perto e caminharem sempre com Ele, dia e noite, em todas as situações.
            Quando predisse sua morte, o Senhor indicou que fossem para a Galiléia:

Então Jesus lhes disse: "Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’.
Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia".

            Creio que o chamado para todos nós começa neste ponto.

Irei adiante de vocês

            O Senhor abriu o caminho para chegarmos até Deus e para que possamos seguir pela fé, sabendo que não podemos ver com os olhos naturais, mas teremos a direção dAquele que já esteve na mesma posição que nós e trilhou todo o caminho, podendo nos guiar sempre:

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".
João 14:6,7

Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Hebreus 4:14-16

            No texto de Mateus, está escrito que o viram e o adoraram, mas alguns duvidaram. Este é outro ponto crucial para se entender e atender ao chamado do Senhor:

Adorar ou duvidar

            Seguir o chamado do Senhor começa com a fé e esta fé deve ser vivida através da adoração. Todos os que conseguem ver ao Senhor, irão adorá-lo, mas os que duvidam, nunca poderão vê-lo.
            Os discípulos podiam olhar diretamente para Ele, mesmo assim a dúvida conseguia cegar alguns e quanto mais nós, que só podemos ver pelos olhos da fé:

Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei".
Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "
E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".
Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "
Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".

            Somos aqueles que só poderão ser felizes quando virem e crerem pela fé, pois o Senhor está conosco através do Espírito Santo e só podemos ver se estivermos andando pelo Espírito:

Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.

            O ponto que vem logo após ver o Senhor pela fé e adorá-lo em Espírito, é que Ele se aproximará de nós e nos falará sobre o Seu Reino:

Ser próximo
é estar no Reino do Senhor

            Após os discípulos chegarem ao local indicado pelo Senhor, Ele lhes disse esta frase bombástica:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

            Somente os que são próximos do Senhor podem ouvir isto. Conforme a compreensão de Tiago, somente teremos o Senhor próximo de nós, se tivermos a atitude de querer nos aproximarmos dEle:

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.
Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!
Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.
Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza.
Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

            Sabemos que a dúvida é o grande inimigo da fé e é este o mal que o pecado traz ao coração do homem. A dúvida é plantada quando começamos a imaginar que nossos pecados são tantos que não poderemos nunca nos aproximarmos de Deus, mas a graça do Senhor Jesus diz exatamente o contrário.
            A Palavra de Deus lava as nossas mãos manchadas pelo pecado, quando aplicamos o poder do sangue de Cristo sobre tudo o que nos afasta de sentir paz. Agora muitos podem perguntar como fazer isto e Tiago dá a resposta: Submeter-se a Deus e resistir ao Diabo. Quanto mais buscarmos a Palavra de Deus para limpar nossas mãos e purificar o coração, mais conseguiremos resistir ao Diabo, tendo resposta na Palavra para as tentações.

Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

            O Senhor tem toda a autoridade no céu e na terra, por isto podemos ter total confiança de que podemos nos aproximar de Deus através dEle e sempre seremos perdoados e aceitos, não por méritos próprios, mas pela graça do Senhor.
            Este é o significado do Sacerdócio Supremo que Jesus exerce eternamente:

Pois sobre ele é afirmado: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque".
Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício; mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente.
Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.
É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

            Mais do que sacerdote eterno, Jesus é o Rei da Glória, e isto nos diz que o Reino de Deus está disponível para nós, pois através de Jesus, céus e terra se unem:

Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre.
Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da glória!
Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
Creio que neste momento os amados leitores estão com a mente fervendo de outros textos. Glória a Deus. O Reino é nosso.
            A sequência para seguir o chamado, conforme a declaração de Jesus em Mateus é:

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

a)      Vão e façam discípulos de todas as nações: isto significa exatamente ser testemunhas do Cristo Vivo, pregando a Palavra de Deus e atraindo as pessoas para o Reino do Amor; observe que “nações” não significam países e sim; povos, culturas; etnias. Estas nações podem ser encontradas em todos os lugares, inclusive bem próximo de nós, na vizinhança em que moramos, na escola, no trabalho, enfim, em todos os lugares. Esta tarefa é realizada em duas frentes: primeiro devemos orar em intercessão, depois darmos testemunho com a nossa conduta cristã e só então, pregar com testemunhos de formas que o Senhor nos dirigir a pregar. Muitas vezes, as atitudes falam muito mais alto do que as apalavras.
b)      batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei: aqui vemos que o conhecimento que temos do Senhor é crucial para que possamos fazer o que Ele quer de nós. Para que entendamos a importância deste conhecimento em toda a sua expressão, vamos ler o que Paulo nos diz sobre os meios que Deus se utiliza para nos guiar:
Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.
c)      Para obedecer a tudo o que o Senhor ordenou, é preciso conhecer bem todo o texto dos evangelhos e meditar neles continuamente, pois o conhecimento não deve ser apenas da letra, mas o Espírito Santo nos revela o que o Senhor quer nos dizer além da letra:
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
d)      E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos: o Senhor finaliza a “Grande Comissão” com uma promessa maravilhosa que é mais do que suficiente para nos encher de fé e coragem.
A promessa de estar conosco sempre foi cumprida com a vinda do Espírito Santo para habitar conosco e em nós.

Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece.
Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.
Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

            Há vários outros textos que indicam o chamado de Deus para o sEu povo e todos devem ser observados com seriedade, tomando como base o texto do final do evangelho de Mateus.
            Nos capítulos 5 a 7 de Mateus temos um texto recheado com diversos indícios do chamado supremo. O que devemos fazer é examinar as escrituras e seguir a direção do Espírito Santo;

Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo:
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.
"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.
Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

Jesus é a Rocha onde devemos construir
nossa vida e nosso chamado:

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha.
Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia.
Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda".

A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.
Isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós.
Jesus lhes disse: "Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.
"Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.


Intercessão de hoje:

Como sempre, a intenção desta reflexão e de todas as outras do blog http://intercedendoporamor.blogspot.com.br/ é incentivar os irmãos a se dedicarem ao ministério da oração intercessória e para isto, devemos estar entre aqueles que dão os frutos do Reino e clamar constantemente para que outros venham a entender o seu chamado e também vir a dar frutos do Reino.


  






Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.



Marcelo Tristão de Souza
Guamaré/RN


Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor




Blogger

Google+

Facebook

Email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários