20 novembro 2017

Batalha Espiritual - 07 - JESUS – O INTERCESSOR POR EXCELÊNCIA - 02



JESUS – O INTERCESSOR POR EXCELÊNCIA - 02

http://dezpierta.es/wp-content/uploads/2013/09/santuario.jpg



            Dando continuidade ao assunto iniciado no estudo anterior, hoje veremos a função de Jesus como advogado.

            Advogado ou conselheiro: Grego = Paráklētos

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

            Para começar, veremos a definição dos termos advogado e Parakletón:

Do latim "advocatu". De "ad", para junto, e "vocatus", chamado, invocado, ou seja, aquele que é chamado para ajudar.

Significado de paráklētos:
Paracleto vêm da palavra do grego koiné παράκλητος (paráklētos - que pode significar "aquele que consola ou conforta; aquele que encoraja e reanima; aquele que revive; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte". A palavra para "paracleto" é passiva na forma e, etimologicamente, significava "chamado para o lado de alguém". A forma ativa da palavra, parakletor, não é encontrada no Novo Testamento, mas está na Septuaginta, no plural, em «...Todos vós sois consoladores enfadonhos» (Jó 16:2).

            No evangelho de João 14:15-17 o Senhor afirmou que enviaria outro consolador ou advogado ou consolador, para estar conosco. Outro nos leva a crer que o próprio Senhor é o principal, exercendo esta função nos dias de seu ministério na terra e continuando eternamente no céu.
            Diferentemente do mediador, que atua em situações de conflito entre o homem e Deus, o paracleto atua em favor do intercessor consolando, confortando, encorajando e reanimando.
            A promessa da vinda do Espírito Santo para exercer esta função nos ensina que há sempre harmonia e comunhão no ministério de Cristo e do Espírito, funcionando em unidade.


Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse.

Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

            Este entendimento foi a força que impulsionou a igreja primitiva, pois criam sem sombra de dúvidas que o próprio Senhor Jesus está assentado à direita do Pai na sala do trono e o Espírito Santo continua sendo o elo de ligação entre o céu e a terra, tanto na antiga quanto na nova alianças.

Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: "Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!
Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi: ‘Por que se enfurecem as nações, e os povos conspiram em vão?

Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto, onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz.

            A função de paracleto é exercida em harmonia entre Jesus e o Espírito Santo, mas o Senhor faz isto para que uma terceira parte, que somos nós, possa participar da intercessão, unindo céu e terra em favor do Reino de Deus, conforme Romanos:

Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34





Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34


Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários