03 novembro 2017

Batalha Espiritual - 03 - A Parábola do Semeador - 01/02

A Batalha do Dia a Dia – parte 01/02



Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos,
e quem sai à guerra precisa de orientação.
Provérbios 20:18

a)     A Parábola do Semeador:
Pensando nos conselhos do Senhor para nossas vidas, nosso contexto nos leva à Parábola do Semeador, onde Jesus ensina sobre as diversas batalhas que enfrentamos no dia a dia.

Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa e assentou-se à beira-mar.
Reuniu-se ao seu redor uma multidão tão grande que ele teve que entrar num barco e assentar-se nele, enquanto todo o povo ficou na praia.
Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear”.
Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.
Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.
Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.
Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.
Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!

b)    Uma chave:

Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!

Um dos principais recursos pedagógicos empregados pelo Mestre dos Mestres é a Parábola, que é uma “narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia”.
O versículo acima nos traz a chave para compreender qualquer parábola ou mesmo qualquer texto bíblico. “ouvidos”.
Para compreender nas basta apenas o sentido natural da audição, mas é necessário que nosso espírito esteja ligado ao Espírito de Deus, pois a verdadeira compreensão só é possível pela revelação vinda diretamente do “Mestre”.
No caso da Parábola do Semeador, esta ligação entre nosso Espírito e o Espírito Santo é a própria finalidade do ensino em questão.
Somente o Espírito Santo pode nos capacitar para a frutificação a 30, 60 e a 100 por 1. 


 c)     A semeadura nos tempos de Jesus:

Conforme nota explicativa da Bíblia de Estudos NVI- Editora Vida – Pg 1742, devido às condições primárias de tecnologias e conhecimentos agrícolas, a semente era lançada primeiro e o campo era arado depois, aproveitando a vegetação presente como adubo.
As propriedades agrícolas mais ricas dispunham de métodos mais avançados e escravos, mas no caso da narrativa, tratava-se de agricultora familiar rudimentar.
Isto nos revela a intenção geral da parábola, onde a terra simboliza nossas mentes , que são constantemente tratadas de forma direta e pessoal pelo Agricultor, que é o Espírito de Deus.

d)     À beira do caminho:

Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.

            Este provavelmente é o pior estado que uma pessoa pode se encontrar: À beira do caminho significa estar afastado do Senhor, que é o Caminho, a ponto da Palavra, que é a semente, não chegar a fazer qualquer efeito, pois as aves do céu, que são simbologia do diabo e seus anjos caídos, tem autoridade suficiente para roubar a semente.
            Situações extremas podem causar esta situação até mesmo em pessoas experientes, quando o barulho das adversidades pode abafar a voz de Deus em nosso coração.
           
Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser!
Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!
É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia.

            Em momentos bons é muito fácil lembrar de suas bênçãos, mas as adversidades tem o poder de mudar tudo e nos tornar cegos e surdos á vontade de Deus. 
            A intenção do diabo, nestes dias difíceis, é nos afastar do caminho. Isolados somos presa fácil.

Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo.
Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.
Então triunfarei sobre os inimigos que me cercam. Em seu tabernáculo oferecerei sacrifícios com aclamações; cantarei e louvarei ao Senhor.






Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.





Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão




Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas". 

Neemias 4:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários