18 janeiro 2018

Avançando para a Plenitude de Cristo - Introdução

Avançando para a Plenitude de Cristo - Introdução
           





                       
            A partir de hoje, estaremos estudando sobre o avanço na maturidade, até chegarmos à plenitude de Cristo.
            Chega de ficar passeando despreocupadamente pelo pátio do tabernáculo. É hora de avançarmos e assumirmos nossa posição de amigos do Rei.
            Serão algumas semanas buscando a direção do Senhor para nosso futuro como Igreja, unidos no propósito do avanço do Reino de Deus.  
Após passar pelo pátio do Tabernáculo, com o céu aberto sobre a cabeça, é hora de entrar em um recinto sem luz natural. Este é o Lugar Santo, onde precisaremos da luz do Candelabro de Ouro:

Disse o Senhor a Moisés:
Ordene aos israelitas que lhe tragam azeite puro de oliva batida para as lâmpadas, para que fiquem sempre acesas.
Na Tenda do Encontro, do lado de fora do véu que esconde as tábuas da aliança, Arão manterá as lâmpadas continuamente acesas diante do Senhor, desde o entardecer até a manhã seguinte. Este é um decreto perpétuo para as suas gerações.
Mantenha sempre em ordem as lâmpadas no candelabro de ouro puro perante o Senhor.

Fez de ouro puro suas sete lâmpadas, seus cortadores de pavio e seus apagadores.
Com trinta e cinco quilos de ouro puro fez o candelabro com seus botões e todos esses utensílios.

            O sacerdote deve entrar diariamente no Lugar Santo, para manter as lâmpadas do Candelabro em ordem, executando o ritual de acender e apagar, assim como a verificação do óleo.
            Isto nos leva à Palavra do Senhor:

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida".

            Entrar no Lugar Santo significa verdadeiramente seguir ao Senhor Jesus, pois já passamos pelo pátio externo onde estão o altar de sacrifícios e a bacia da purificação, avançando agora para a maturidade.
Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus,

            O Lugar Santo é onde a fé gera frutos, simbolizados na figuração do Candelabro de Ouro. Cada lâmpada era formada por uma taça no formato de flor, demonstrando que estava próxima de gerar fruto.
Faça um candelabro de ouro puro e batido. O pedestal, a haste, as taças, as flores e os botões do candelabro formarão com ele uma só peça.
Seis braços sairão do candelabro: três de um lado e três do outro.
Haverá três taças com formato de flor de amêndoa num dos braços, cada uma com botão e flor, e três taças com formato de flor de amêndoa no braço seguinte, cada uma com botão e flor. Assim será com os seis braços que saem do candelabro.

            No Tabernáculo de Moisés temos a figura do avanço até o Trono da Graça, e na 2ª carta de Pedro, vemos o cumprimento da figura do candelabro, nos iluminando para poder finalmente atravessar o véu e entrar no Lugar Santíssimo.
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, mediante a justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam conosco uma fé igualmente valiosa:
Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.
Por intermédio destas ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça.
Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor.

            A saudação do Apóstolo é dirigida àqueles que receberam a fé valiosa, mediante a justiça de Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Após falar da fé, a ênfase passa para o pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.
            No início, Jesus é apresentado como Salvador, mas quando se refere ao pleno conhecimento, o Apóstolo indica o Senhorio de Cristo, da mesma forma que o próprio Senhor fez quando nos enviou na missão de resgate do mundo:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Mateus 28:18

            Quando entramos no Lugar Santo, estamos realmente entrando numa nova fase da vida cristã. De agora em diante, Jesus reivindica o Senhorio total em nossas vidas.
            Podemos dizer que o Lugar Santo é a sala de espera, antes de entrarmos na sala do trono e o candelabro é a preparação para ver o Rei.
            A finalidade do Senhor é que alcancemos a posição de Amigos do Rei e não apenas servos. Após o véu está a sala do trono onde somos convidados a não apenas entrar uma vez por ano, mas temos um convite VIP, escrito com o Sangue do Cordeiro e selado com o Selo do Espírito. O Rei espera ter comunhão com Seus amigos, podendo conversar abertamente e revelar segredos e planos do Reino:

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.

O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança.
Salmos 25:14

            Nas próximas semanas, estudaremos todo o contexto onde o Apóstolo Pedro revela a maravilhosa figuração do crescimento, até estarmos ricamente providos para entrar no Reino Eterno.

Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem de modo visível,
nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’;

porque o Reino de Deus está entre vocês".
Lucas 17:20,21


Links para todas as partes:
Série: As sete lâmpadas da Plenitude de Cristo







Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza



Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários