18 outubro 2017

Batalha Espiritual - 01 - Introdução

BATALHA ESPIRITUAL
01



INTRODUÇÃO

            A partir desta reflexão, dou início à série sobre Batalha Espiritual. Não pretendo esgotar qualquer tópico sobre o assunto e também não me prenderei a análises teológicas profundas.
            Meu interesse é somente despertar nos amados irmãos, o interesse em participar mais ativamente desta batalha que não apenas acontece a nossa volta, mas acontece dentro de cada um de nós, independentemente de estar ciente ou não, lutando ou não.


a)      O que é Batalha Espiritual?

Para termos uma idéia mais concreta do que é realmente a Batalha Espiritual, começaremos conceituando o termo batalha:

Uma batalha, de modo geral, é um componente conceitual na hierarquia de combate durante uma guerra entre duas ou mais forças armadas ou combatentes. Numa batalha cada uma das partes tentará derrotar as outras, e a derrota é determinada pelas condições de uma campanha militar. Geralmente as batalhas são definidas por duração, área e forças envolvidas.

Um dos pontos que esta definição deixa claro é que: A Batalha não é a guerra propriamente dita, mas apenas um componente da guerra geral.
Para nosso estudo, entender este ponto é de extrema importância, pois evitará o erro comum de se pensar que o destino da guerra depende de nosso desempenho em uma determinada batalha.
Se no conceito geral, uma batalha pode ser muito importante ou também pode ser irrelevante, no conceito que nos interessa, que é o espiritual, toda e qualquer batalha terá seu grau de relevância muito mais no âmbito individual do que no geral, pois o campo de batalha espiritual é diferente do conceito geral.
A Batalha Espiritual pode se desenrolar em frentes diferentes, podendo ser:

Pessoal – quando a Batalha busca objetivos que envolvem apenas um indivíduo; (cura e libertação);
Igreja Local – quando a Batalha tem objetivos que envolvem os membros de uma congregação, várias congregações próximas ou mesmo todos os cristãos de um determinado município ou região; (domínio territorial);
Intercessão – quando o objetivo da Batalha são problemas diversos de outros indivíduos.

Em encontros posteriores discutiremos estas frentes mais detalhadamente.

b)      Quem é o inimigo?

É muito fácil afirmar simplesmente que o inimigo na Batalha Espiritual é o Diabo, mas esta definição não estaria completa e facilitaria a ação do verdadeiro inimigo.
O que devemos levar em consideração é que o inimigo na Guerra é o Diabo, mas nós lutamos as batalhas, pois a guerra já foi vencida desde a fundação do mundo.
Reflita por uns instantes nos versos a seguir:

Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo.
"Agora que vou para aquele que me enviou, nenhum de vocês me pergunta: ‘Para onde vais? ’
 Porque falei estas coisas, o coração de vocês encheu-se de tristeza.
Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.

Podemos concluir que, nas batalhas, o inimigo na maioria das vezes são as consequências do mal que vivemos em nossa vida antes de conhecer ao Senhor Jesus. Indo mais a fundo, podemos afirmar que este mal ou males, nem mesmo tiveram a menor influência de nossas atitudes, mas foram trazidos até nós como consequências herdadas de nossos pais, que consequentemente herdaram de seus pais e assim por diante: Maldições hereditárias.
Deste ponto de vista, vemos que o inimigo é bastante complexo, pois lutamos muitas vezes contra nós mesmos, na finalidade de dar vida à nova criatura:

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!
Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.
Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

c)      O campo de batalha Espiritual:

No mundo, o campo de batalha pode ser altamente diversificado, mas no nível espiritual, o campo de batalha é a nossa mente, onde controlamos as emoções e sentimentos; guardamos as boas memórias e os traumas. Enfim, é na mente onde ocorrem as batalhas, pois o alvo do inimigo é destruir tudo o que nos traz referência de Deus.
Na Palavra, podemos encontrar várias referências a este campo de batalha, utilizando o termo coração:

O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal.
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
"Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Torne insensível o coração desse povo; torne surdos os ouvidos dele e feche os seus olhos. Que eles não vejam com os olhos, não ouçam com os ouvidos, e não entendam com o coração, para que não se convertam e sejam curados".
Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido?
Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’.
Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.
Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’".
Mateus 15:17-20

O último texto deixa claro que é este o campo de batalha, pois é no coração (mente) que a salvação acontecerá na visão prática.
Também vemos na Palavra de Deus o termo alma aplicado com o mesmo objetivo:

Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Entendemos com isto que o Campo de Batalha Espiritual são as emoções que controlam nossas vidas, podendo ser livres para amar a Deus e ao próximo, ou estarem cativas e sendo alvo fácil para as investidas do Diabo. Mesmo quando a Batalha envolve a Igreja e demônios dominadores de territórios, o alvo será sempre a libertação de indivíduos.

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.
Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo.
Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno.
Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.
Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.

d)      O que acontece quando alguém sofre uma derrota?

Vejamos a explicação do próprio Senhor para a situação quando alguém que vinha ganhando suas batalhas acaba desistindo e deixando o inimigo prevalecer:

"Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra, e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem.
Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa".
Parece uma situação extremamente ruim e até mesmo definitiva, mas devemos observar que o Senhor estava advertindo aquela geração que se opunha veementemente ao arrependimento e negava o próprio Deus, voltando-se para os ídolos pagãos.
Mesmo sendo dirigido aos que nunca quiseram se arrepender, vemos nesta declaração sobre os espíritos malignos, que eles nunca desistem de dominar a nossa mente e somente a batalha constante pode nos garantir a liberdade.



INTERCESSÃO

Batalha Espiritual é um tema de extrema importância para toda a Igreja e por isto, tão polêmico e mal compreendido. Se fosse o contrário, não seria Batalha.
Todos os cristãos estão envolvidos, mesmo sem ter consciência disto.






Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus,
vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.





Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão




Fiz uma rápida inspeção e imediatamente disse aos nobres, aos oficiais e ao restante do povo: "Não tenham medo deles. Lembrem-se de que o Senhor é grande e temível, e lutem por seus irmãos, por seus filhos e por suas filhas, por suas mulheres e por suas casas". 

Neemias 4:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários