20 novembro 2017

Batalha Espiritual - 06 - JESUS – O INTERCESSOR POR EXCELÊNCIA - 01



JESUS – O INTERCESSOR POR EXCELÊNCIA - 01

http://dezpierta.es/wp-content/uploads/2013/09/santuario.jpg



            O livro Hebreus apresenta Jesus como o Sumo Sacerdote eterno, perfeito conhecedor da nossa humanidade e que se compadece e nos recebe sempre:


Direito adquirido:

Através de seu sacrifício, Jesus adquiriu o direito de ser o Sumo Sacerdote que está eternamente na presença de Deus, intercedendo pelo povo:

Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.
Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.

Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

            O ofício do Senhor como Intercessor tem dois aspectos que veremos nos encontros de hoje e no próximo, que são o de mediador e advogado.

Mediador: Grego – mesités

Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.

Para compreender melhor a função intercessória do mediador, veremos o significado jurídico do termo:
O que é Mediador:
Mediador é o cargo que determinado indivíduo executa como intermediário entre duas partes distintas, que normalmente se opõem.
           
O que caracteriza o mediador, como podemos ver na definição acima, é o fato de que lida com duas partes conflitantes, no intuito de levar a um acordo que resolva o conflito.
            Jesus exerce esta função quando a intercessão que levamos à sala do trono refere-se à salvação de um não crente ou a libertação de um cristão que luta contra um pecado.
            Em ambos os casos, há uma situação de conflito entre a pessoa pela qual intercedemos e Deus, mas o mediador apresenta a solução lembrando que todo o conflito já foi resolvido na cruz, quando foi consumada a nova aliança.
            O mesmo termo medités, encontrado em 1 Timóteo também é citado em Hebreus 8:6.

Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores.

Vejamos o contexto para compreendermos melhor:

Agora, porém, o ministério que Jesus recebeu é superior ao deles, assim como também a aliança da qual ele é mediador é superior à antiga, sendo baseada em promessas superiores. Pois se aquela primeira aliança fosse perfeita, não seria necessário procurar lugar para outra.
Deus, porém, achou o povo em falta e disse: "Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.
Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles", diz o Senhor.
"Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor.
"Porei minhas leis em suas mentes e as escreverei em seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

            A nova aliança é superior à primeira, pois há três testemunhas:

Quem é que vence o mundo?
Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.
Este é aquele que veio por meio de água e sangue, Jesus Cristo: não somente por água, mas por água e sangue. E o Espírito é quem dá testemunho, porque o Espírito é a verdade.
Há três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes.
Nós aceitamos o testemunho dos homens, mas o testemunho de Deus tem maior valor, pois é o testemunho de Deus, que ele dá acerca de seu Filho.


            O Espírito Santo testifica em nós sobre a salvação:

Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai".
O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

            A água é a Palavra de Deus que nos purifica diariamente:

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.

            O sangue purifica do pecado e santifica:

Primeiro ele disse: "Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste" (os quais eram feitos conforme a Lei).
Então acrescentou: "Aqui estou; vim para fazer a tua vontade". Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo.
Pelo cumprimento dessa vontade fomos santificados, por meio do sacrifício do corpo de Jesus Cristo, oferecido uma vez por todas.






Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.


Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários