24 janeiro 2018

Avançando para a Plenitude de Cristo - Virtude



               

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude;
2 Pedro 1:5a


Na série anterior estudamos um pouco sobre batalha espiritual, onde vimos que nosso espírito deve ser fortalecido, para que possamos vencer a carne. Hoje veremos a razão deste fortalecimento ser tão importante.
            Para começar a iluminar nossa fé, representada pelo candelabro, acenderemos a primeira lâmpada chamada virtude.
Vejamos o significado comum deste termo:

Significado de Virtude: Disposição constante do espírito que nos induz a exercer o bem e evitar o mal.
O conjunto de todas ou qualquer das boas qualidades morais.

Trazendo para nosso contexto, podemos dizer que virtude é a força interior que garante a vitória do espírito sobre a carne.
            Nosso avanço para a maturidade não poderia começar melhor. Só poderemos ter certeza de ter superado os rudimentos da vida cristã quando nossa fé gerar seu primeiro fruto que é a força necessária para vencer a carne.

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude;
2 Pedro 1:5a

            A primeira lâmpada que acendemos ao entrar no Lugar Santo é nossa maneira de dizer às regiões celestiais que já passamos da fase onde o Diabo se alimentava de nossos pecados pois agora já temos a força de Cristo em nós e podemos pisar a cabeça da serpente.
            Este é o primeiro fruto da fé em Cristo.
            Para entender melhor, vamos voltar ao princípio:

Então o Senhor Deus declarou à serpente: Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida.

            A sentença de Deus contra o Diabo é pronunciada após a sentença contra a serpente. Vemos que é um veredito duplo, atingindo o mundo físico e o espiritual.
            Fisicamente, o Diabo fez uso do corpo da serpente, que foi punida sendo obrigada a rastejar sobre o ventre. Espiritualmente, vemos a punição do Diabo, que deveria se alimentar do pó por todos os dias.
            Muitos estudiosos interpretam o veredito como sendo um só, pronunciado em linguagem figurativa, mas creio que esta interpretação seja muito superficial.
            Basta observarmos que criatura nenhuma se alimenta de terra, então podemos deduzir que esta punição significa que o Diabo se alimentaria do resultado de seu crime. Que resultado é este? Basta voltarmos um pouco e juntar os fatos:
            Deus advertiu que comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal traria a morte. O primeiro casal comeu e não houve morte física mas espiritual. Veja o que dia a Palavra:

Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.

            A morte é a separação de Deus, causada pela desobediência, e a partir daí a alma passou a dominar e a se contaminar com o conhecimento do mal.
            A alma contaminada é o corpo do pecado e é este o pó que alimenta o Diabo:

Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.
Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.
Romanos 7:18-20
 Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
Romanos 7:24

            Enquanto sentenciava os envolvidos na desobediência do Éden, Deus apontou a solução:

Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar.

            Esta solução é o Cristo vivo eternamente, como o Apóstolo Paulo aponta na sequência do contexto:

Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.
Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

            É exatamente esta fé que começa a gerar frutos no Lugar Santo e o primeiro fruto é a lâmpada da virtude:

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude;
2 Pedro 1:5a

            Crer na vitória de Cristo na Cruz nos capacita a buscar mais de Deus e ir além do pátio. Na entrada do Lugar Santo estão as cinco colunas que simbolizam os cinco ministérios dados pelo Senhor à sua Igreja.
            Veja o propósito destes ministérios em nossas vidas:

O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia
e esperteza de homens que induzem ao erro.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Links para todas as partes:
Série: As sete lâmpadas da Plenitude de Cristo






Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza



Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários