06 fevereiro 2018

Avançando para a Plenitude de Cristo – Domínio Próprio




Avançando para a Plenitude de Cristo 
Domínio Próprio


ao conhecimento o domínio próprio;
2Pedro 1:6a


            Após o Espírito Santo nos iniciar no caminho do conhecimento de Deus e do Senhor Jesus, chega a hora de desenvolver e acender a 3ª lâmpada, que é o domínio próprio. Este ponto é visto por Lucas como essencial para a vida cristã, podendo ser apresentado como centro do Evangelho pregado pelo Apóstolo Paulo:

Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: "Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo".

            A justiça de Deus é a Sua graça nos trazendo salvação em Cristo, e o juízo vindouro é o triunfo final da luz contra as trevas. No centro está a nossa caminhada neste mundo tenebroso, onde só sobreviveremos se acrescentarmos à fé a virtude, à virtude o conhecimento e ao conhecimento, o domínio próprio.

            Sem domínio próprio, seremos engolidos pelas artimanhas das trevas:

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.
Provérbios 25:28

            Quando deu instruções a Tito acerca da consagração de presbíteros para a obra de Deus em Creta, Paulo incluiu este item:

É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio
Tito 1:8

            Paulo inclui a falta de domínio como uma das características da impiedade dos últimos dias, que são os dias que vivemos atualmente:

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.
Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem,  traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.

            O contexto apresentado em todo o capítulo nos diz que as características apresentadas acima serão vistas em pessoas dentro da Igreja, enviados pelas trevas para atrapalhar a obra de Deus, mas no final o Apóstolo ensina como vencer este mal:
Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.
Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

            Para vencer as trevas que procuravam invadir a Igreja, Timóteo precisava permanecer fiel aos ensinos que lhe foram trazidos por Jesus através de seus servos, dos quais Paulo era o principal.
            Nas nossas vidas não deve ser diferente. Se permanecermos fieis ao Senhor Jesus seremos iluminados pela lâmpada do domínio próprio e então, obteremos vitória contra as trevas e manteremos nossos muros e os muros da Igreja em ordem:

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.
Provérbios 25:28


Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.



Domínio próprio é liberdade para servir


Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática,
é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho
e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o,
será feliz naquilo que fizer.
Tiago 1:23-25


Links para todas as partes:
Série: As sete lâmpadas da Plenitude de Cristo










Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza



Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários