15 março 2018

Avançando para a Plenitude de Cristo - Amor


Avançando para a Plenitude de Cristo - Amor
               


e à fraternidade o amor.
2 Pedro 1:7
           

            Em toda a história da humanidade, há muitos exemplos de pessoas que se esforçaram e dedicaram a vida para serem reconhecidos como amorosos. Gandhi, Madre Tereza, Dalai Lama e outros mais, deram o máximo que tinham e, quando se esgotaram, suas vidas não passaram de bons exemplos.
            O problema é que o amor verdadeiro não pode vir de pessoas, mas apenas do Criador.  Veja o que Paulo diz:

Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.

            O Amor está muito além da compreensão natural humana. Somente Deus pode revelar ao homem o sentido completo do amor, pois Deus é Amor:

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

            A essência de Deus é o amor que foi revelado no drama da Cruz:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

            Toda a humanidade é um retrato da batalha entre Deus e Satanás pelo coração dos homens. Deus quer preencher com amor e Satanás busca mergulhar tudo em densas trevas.
            A primeira contenda aparentemente foi vencida pelas trevas, mas nos deixou uma lição de grande valor. Caim e Abel protagonizaram um drama que nos ensina que o amor deve ser vivido e não apenas ser um simples exemplo.
            Veja a diferença de atitude dos dois irmãos:


E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.

            A diferença parece pequena, mas o que importa é a atitude de amor demonstrada por Abel, que trouxe como oferta, o que tinha de melhor em seu rebanho, mas Caim trouxe uma oferta que lhe custava quase nada. Deus se agradou não somente da oferta, mas da atitude de amor revelada pelo ofertante.

            Estamos hoje na última lâmpada de nosso candeeiro de fé. Podemos olhar para traz, desde os tempos em que ainda estávamos no pátio do tabernáculo, passamos pelo altar de holocausto, pela pia da purificação e então, chegamos ao lugar santo, onde começamos a acrescentar à nossa fé: Virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e hoje, finalmente, o amor. Em todas as etapas que enfrentamos, veremos que o amor foi a força que nos guiou, motivou e, às vezes, carregou nos braços.
            Deus nos amou em todos os momentos. Quando nos esforçamos para seguir em frente, quando hesitamos, quando fomos fortes, quando choramos, na alegria e na dor. Sempre vivemos cercados pelo amor de Deus, que nos constrange e nos faz ver que a única maneira de viver neste amor é morrer para este mundo de trevas e viver na luz do amor de Cristo.

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Texto para meditação durante a semana:
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito:
Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.
Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.







Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza



Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários