19 fevereiro 2018

Avançando para a Plenitude de Cristo – Perseverança


Avançando para a Plenitude de Cristo – Perseverança

Resultado de imagem para perseverança 


ao domínio próprio a perseverança;
2 Pedro 1:6


            Terminamos o primeiro conjunto de hastes do candelabro e hoje nos prepararemos para iniciar a segunda parte. Na primeira, lidamos com conhecimento, virtude e domínio próprio, que dependem bastante de nossos esforços e boa vontade, guiados pelo amor de Deus, conforme Paulo diz em Filipenses:

pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Filipenses 2:13

Neste ponto, podemos fazer como Samuel, erguendo um altar a Deus em agradecimento pelo sucesso da jornada:

Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou".

O significado desta atitude de Samuel é grandioso. Mispá significa “torre de vigia” e Sem significa “Rocha”.
O profeta ergueu um altar em agradecimento pela vitória contra os filisteus, obtida por perseverarem na fé em Deus e nós hoje acendemos a lâmpada da perseverança, pois sabemos que nossa fé nos trouxe até aqui com a ajuda do Senhor.
O ataque dos inimigos aconteceu no momento em que Samuel se preparava para adorar a Deus e a resposta foi grandiosa:

Quando os filisteus souberam que os israelitas estavam reunidos em Mispá, os governantes dos filisteus saíram para atacá-los. Quando os israelitas souberam disso, ficaram com medo dos filisteus.
E disseram a Samuel: "Não pare de clamar por nós ao Senhor nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus".
Então Samuel pegou um cordeiro ainda não desmamado e o ofereceu inteiro como holocausto ao Senhor. Ele clamou ao Senhor em favor de Israel, e o Senhor lhe respondeu.
Enquanto Samuel oferecia o holocausto, os filisteus se aproximaram para combater Israel. Naquele dia, porém, o Senhor trovejou com fortíssimo estrondo contra os filisteus e os colocou em pânico. Então foram derrotados por Israel.
Os soldados de Israel saíram de Mispá e perseguiram os filisteus até um lugar abaixo de Bete-Car, matando-os pelo caminho.

1 Samuel 7:7-11


Estamos no momento da perseverança, entre a Torre de Vigia e a Rocha. Exatamente o lugar que o Senhor preparou para nós, ou seja, o Lugar Santo, próximos de adentrar o Santíssimo.
As três lâmpadas da primeira parte tem em comum o avanço na batalha contra a natureza humana decaída. Após aprendermos a lidar com estes três pontos, nossa fé chega ao momento da prova, pois o Senhor quer saber se realmente estamos cheios de luz e já nos tornamos a terra boa, de onde se colherão os bons frutos:

 Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança.
Lucas 8:15

            A perseverança é o centro de onde se sustentam todas as outras hastes. De um lado estão as três hastes da batalha contra a natureza humana e do outro, as hastes do amor.
            Somente com a perseverança podemos nos manter firmes no propósito para o qual Deus nos chamou. Nosso alvo deve ser chegar até o Pai, no Lugar Santíssimo. Foi este direito que Jesus conquistou para nós, conforme Ele mesmo  nos ensinou:

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.
João 14:6

            Chegar à plenitude de Cristo é viver próximo ao Pai, na Sala do Trono, como amigos do Rei. Este é o propósito eterno. A salvação nos tirou das trevas e transportou para o Reino para que pudéssemos viver próximos ao próprio Rei:

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

A perseverança nos manterá no caminho,
vivendo a verdade e
desfrutando da vida.

Texto para meditar durante a semana:


Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.
Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus.
Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.
Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.
Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos.
Filipenses 3:10-16


Links para todas as partes:
Série: As sete lâmpadas da Plenitude de Cristo









Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34



Marcelo Tristão de Souza



Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários