31 janeiro 2018

Avançando para a Plenitude de Cristo - Conhecimento





à virtude o conhecimento;
2 Pedro 1:5b
Dando sequência aos estudos sobre o Candelabro apresentado como figura do crescimento na Graça e na Fé, abordaremos agora o segundo acréscimo que faremos à nossa fé:


A segunda lâmpada que acenderemos é o conhecimento.

Há vários tipos de conhecimento que são úteis para nossa vida, mas o Apóstolo Pedro certamente nos fala de um conhecimento específico. Qual será?
Para entender que conhecimento é este, buscaremos a resposta do próprio Pedro:

Graça e paz lhes sejam multiplicadas, pelo pleno conhecimento de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2 Pedro 1:2

O conhecimento que ilumina nossa vida é a plenitude de Deus e de Jesus, o nosso Senhor. Somente quando buscamos conhecer mais de Deus, passaremos naturalmente a conhecer Jesus como Senhor. Isto é luz e maturidade que somente o Espírito Santo pode nos dar através de revelação:

"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".
Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus”.

Conhecer a Deus é a sequencia da busca por crescimento. A fé que produziu virtude nos guiará ao próprio de Deus, gerando o fruto do conhecimento.

"Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.
Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença.
Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. "

A sequência apresentada se encaixa perfeitamente ao nosso estudo. Estamos no terceiro dia no Lugar Santo, nos preparando para receber o convite VIP para o Lugar Santíssimo. No primeiro dia atravessamos as cinco colunas e nos deparamos com o candelabro de ouro, que simboliza a FÉ. No segundo dia acendemos a lâmpada da virtude, que capacita nosso espírito a vencer a carne diariamente. Neste terceiro dia, viveremos a vitória e obteremos, através da ação reveladora do Espírito Santo, maior conhecimento de Deus.
Neste ponto, começamos a restauração do relacionamento perdido no Éden. O primeiro Adão quebrou este relacionamento e o segundo Adão nos abriu o caminho da restauração:

Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!
Romanos 5:15
Assim está escrito: "O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente"; o último Adão, espírito vivificante.
1 Coríntios 15:45

Nossa busca da Plenitude começa a tomar forma mais consistente conforme mais avançamos no conhecimento sobre Deus. Não apenas o conhecimento da Palavra escrita. Apesar de ser extremamente importante conhecer a Palavra de Deus, o conhecimento que iluminará nossa vida é obtido através da convivência.
O mesmo Deus que passeava com Adão no Éden anseia por nossa companhia pelos caminhos do dia a dia.
Mais do que um monólogo com os textos sagrados, o Pai quer que sua Palavra seja vida em nós e isto só é possível através da comunhão com o Espírito Santo:

O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.
Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora.
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.
Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.


O testemunho dos Apóstolos tinha um peso extra, pois não era fruto de estudos e sim do convívio intenso com o Senhor por mais ou menos três anos.
O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.
A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.
Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.


Nós não vimos ao Senhor fisicamente, mas o conhecimento obtido através das orações, revelações, estudos guiados pelo Espírito Santo, nos dá a mesma convicção, pois o próprio Deus habita em nós e nos tornamos mais conscientes disto à medida que somos mais iluminados pela lâmpada do conhecimento.
Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".
João 23:29


Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.
Efésios 1:17


Links para todas as partes:
Série: As sete lâmpadas da Plenitude de Cristo










Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

Jesus é o intercessor perfeito e nós somos privilegiados
por poder participar com Ele.

 Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Romanos 8:34




Marcelo Tristão de Souza



Blogger

Google+

Facebook

Compartilhando O amor de Deus
#Intercedendo por Amor
#Graça
#Oração
#Intercessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui ...

Comentários